Jovem Aprendiz - IEL Paraná
Quais serão minhas vantagens como jovem aprendiz?
Participar do programa Jovem Aprendiz traz diversos benefícios e oportunidades para iniciar sua carreira. Com o suporte do IEL, você terá introdução ao mercado de trabalho, combinando aprendizado teórico e prático. Com carga horária adaptada, o programa permite o desenvolvimento de habilidades profissionais e pessoais, aumentando as chances de empregabilidade.
Nessa jornada, o IEL PR está ao lado dos jovens, conectando-os a indústrias, oferecendo suporte na formação e preparando-os para os desafios atuais!
Como é o dia a dia de um jovem aprendiz na indústria?
O dia a dia de um jovem aprendiz na indústria é uma combinação de aprendizado e prática real. As oportunidades abrangem diversos setores, como produção industrial, automação, eletroeletrônica, construção civil, logística, meio ambiente, gestão administrativa, tecnologia da informação, além das áreas de alimentos, vestuário, mobiliário, gráfica, química e refrigeração.
No IEL, você terá toda a orientação necessária para se preparar para o futuro, abrindo portas para novas oportunidades e facilitando sua entrada no mercado de trabalho.
Respostas Rápidas IEL
Encontre respostas para as perguntas mais frequentes sobre nossos serviços, eventos e atuação.
O que preciso para ser um jovem aprendiz?
Para ser um jovem aprendiz, é necessário ter entre 14 e 24 anos, para pessoas com deficiência (PcD), não há limite de idade para participação no programa, estar cursando ou ter completado o ensino fundamental, médio, técnico, e não precisa ter experiência formal anterior.
É importante estar disponível para as atividades de trabalho e estudo.
Qual é o salário de um jovem aprendiz?
O salário de um aprendiz, seja menor ou jovem aprendiz, é calculado proporcionalmente ao salário-mínimo, considerando a carga horária semanal e a função exercida, conforme previsto no programa de aprendizagem e de acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).
Além disso, o valor pode variar conforme convenções coletivas da categoria profissional e benefícios oferecidos pela empresa.
Quanto tempo dura o programa de jovem aprendiz?
A duração do programa de Jovem Aprendiz pode variar de 6 meses a 2 anos, conforme previsto na Lei da Aprendizagem (Lei nº 10.097/2000).
O período exato depende:
Do curso de qualificação profissional vinculado;
Da carga horária semanal (máximo de 6 horas diárias ou 8 horas se já tiver concluído o ensino fundamental);
E da política da empresa contratante.
Ao final do contrato, o jovem pode ser efetivado, caso haja interesse mútuo.
Quantas horas de trabalho tem o jovem aprendiz?
De acordo com a Lei da Aprendizagem (Lei nº 10.097/2000), a jornada de trabalho do jovem aprendiz tem algumas regras importantes:
Se ainda está cursando o ensino fundamental: até 6 horas por dia.
Se já concluiu o ensino fundamental: pode trabalhar até 8 horas diárias, desde que estas horas incluam o curso de aprendizagem (parte teórica oferecida pelo Senai).
Além disso:
A jornada semanal não pode ultrapassar 44 horas.
É proibido o trabalho noturno, entre 22h e 5h.
Não é permitido fazer horas extras, nem realizar atividades insalubres ou perigosas.
Parcerias do IEL


















Veja também
Sou estagiário
Conheça os programas que conectam estudantes ao setor industrial, promovendo experiências práticas e contribuindo para a formação de novos profissionais com visão estratégica e industrial.
Sou trainee
Saiba como o IEL ajuda na inserção de jovens talentos com alto potencial de liderança em empresas industriais, com trilhas de desenvolvimento e acompanhamento contínuo.